Conheça 5 dicas para se proteger sobre possíveis perdas após uma traição

A legislação brasileira é clara quanto aos direitos e garantias na relação matrimonial. O adultério, por si só, implica na traição da confiança do parceiro. Ao mesmo tempo, a fidelidade é uma das obrigações do casamento e quando ela é quebrada comete-se o ilícito do adultério.

Importante deixar claro que traição não é mais considerada crime, não sendo, portanto, punível na esfera penal. No entanto, ainda subsiste para o Direito de Família o dever de fidelidade e lealdade recíproca, respectivamente, no casamento e na união estável, o que implica, até onde se sabe, na exclusividade um para com o outro.

A traição representa o simples e puro descumprimento desse dever e, a depender da gravidade e dos efeitos que a traição gerou para o cônjuge ou companheiro traído, será possível a condenação por danos morais.

A pessoa traída e que se sentir lesada tem até três anos, após tomar consciência da traição, para juntar as provas e entrar com processo requerendo seus direitos.

O que fazer quando está sendo traído pelo cônjuge?

  • Reúna todas as provas documentais coletadas como imagens, vídeos e mensagens de textos que comprovam a traição, mas não esqueça de guardar em local seguro.
  • Arquive cópias do extrato bancário de todas as transações feitas com cartão de débito e crédito para comprovar os gastos familiares com pagamentos de aluguel, condomínio, mensalidade escolar, comprar em supermercados, lojas, combustível, despesas com lazer, despesas com cartão de crédito e outros.
  • Localize e guarde cópias de documentos de imóveis, veículos e outros bens que possuir.
  •  Localize e guarde cópias de Contracheques e recibos de pagamentos recebidos pelo cônjuge.
  • Contra um detetive especialista em casos de traição conjugal

Leia também:

Detetive para divórcio: Quando contratar?

O infiel não tem direito à pensão alimentícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Abrir bate-papo
Olá!
Como podemos ajudá-lo(a)?